domingo, 1 de janeiro de 2012

Bebê-conforto

A Proteste avaliou as "cadeirinhas" para se levar crianças em automóveis, também conhecidas como "bebê-conforto". Na avaliação foi levada em consideração a estabilidade e firmeza no assento, se recebe impacto quando a porta se fecha, a facilidade para desatar o cinto de segurança, se há como ser usado com base, se nos veículos há sistemas próprios para afixação.


Os bebês-conforto, bem como as cadeirinhas e assentos de elevação passaram a ser obrigatórios a partir de setembro de 2010, para crianças de até 7 anos, sendo que os condutores podem ser multados se não utilizarem corretamente.

Estes foram os modelos testados:

Fonte: Revista Proteste - Outubro de 2011

Os bebês-conforto com base são mais práticos pois a base pode ficar o tempo todo presa ao banco, permitindo que se retire apenas o bebê-conforto.

No apoio do bebê-conforto sobre o banco, o que se saiu melhor foi o Burigotto sem base.

Galzerano e Peg-Pérego têm uma vantagem que é o clip de travamento, que consiste em uma presilha transversal ao cinto, que impede que o mesmo seja retraído automaticamente, facilitando a colocação e retirada do bebê-conforto.

O teste também avaliou alguns carros, para ver quais bebês-conforto eram melhores em cada carro. Os resultados foram estes:
  • Citroën C3: o melhor foi o Peg-Pérego com base
  • Fiat Palio: o melhor foi o Peg-Pérego com base
  • Ford Fiesta: os melhores foram o Burigotto sem base e o Galzerano sem base
  • Ford Ka: o melhor foi o Infanti sem base
  • GM Celta: os melhores foram o Burigotto sem base, o Galzerano sem base e o Peg-Pérego com base
  • Peugeot 207: o melhor foi o Peg-Pérego com base
  • Renault Clio: os melhores foram o Galzerano sem base e o Peg-Pérego com base
  • Volkswagem Fox: os melhores foram o Burigotto sem base, o Galzerano sem base e o Peg-Pérego com base
  • Fiat Uno: os melhores foram o Burigotto sem base e o Galzerano sem base
  • GM corsa: os melhores foram o Burigotto sem base e o Peg-Pérego com base
  • Volkswagem Gol: os melhores foram o Burigotto sem base, o Galzerano sem base e o Peg-Pérego com base
Quase todos os carros estiveram adequados com relação ao comprimento do cinto de segurança para afixar o bebê-conforto, o único que apresentou problemas foi o Ford Ka, que tem o cinto muito curto.

Carros mais caros contam com sistemas alternativos para fixação do bebê-conorto. Um é o Isofix, que consiste em uma "garra" que se fixa em um engate especial na carroceria do carro. Outro é o Top Theter, que consiste em um cinto de fixação extra na parte superior do bebê-conforto, funcionando como uma "âncora". Veja as imagens abaixo.

Fonte: Revista Proteste - Outubro de 2011

Eu tenho duas filhas, e ambas usaram tanto o bebê-conforto quanto o assento de elevação quando estavam na idade adequada, posso garantir que vale a pena investir neste dispositivo de segurança, pois as crianças realmente ficam mais protegidas, ainda mais neste trânsito enlouquecido que temos nas cidades brasileiras.

Fabiano Pereira
Responsável pelo Blog

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