Em geral os programas pagos são realmente melhores do que os gratuitos, oferecendo maior proteção. Mas isso não quer dizer que todos os programas pagos sejam iguais. A diferença principal entre os pagos e os gratuitos é que estes últimos possuem apenas proteção contra vírus, enquanto que os pagos também oferecem firewall (para fiscalizar a entrada e saída de dados pela rede), antispam (combate à mensagens indesejadas), parental control (para evitar sites impróprios para crianças), e antiphishing (combate às mensagens de golpes pela Internet).
Para o teste, foram introduzidos no computador 12.964 arquivos contendo programas maliciosos, depois foi feita a avaliação de quantos arquivos que cada produto conseguiu remover. Também foi avaliada a facilidade de uso, os procedimentos de instalação e desinstalação, e o impacto no desempenho do computador.
Veja a pontuação geral obtida por cada produto pago:
- GData Internet Security 2013 - 67 pontos
- Kaspersky Internet Security 2013 - 63 pontos
- Avira Internet Security 2013 - 62 pontos
- Avast! Internet Security 7 - 57 pontos
- BitDefender Internet Security 2013 - 56 pontos
- Trend Micro Titanium Internet Security 2013 - 54 pontos
- AVG Internet Security 2013 - 51 pontos
- Panda Internet Security 2013 - 43 pontos
- McAfee Internet Security 2013 - 40 pontos
- Norton Internet Security - 40 pontos
Dentre os produtos gratuitos, o melhor foi o Avast!, seguido pelo Avira e AVG.
Fonte: Revista Proteste - Maio de 2013
Particularmente, eu não utilizo nenhum destes programas, e até hoje nunca tive o computador infectado por vírus ou outras ameaças. Como eu consigo isto? Seguindo estas três dicas:
- Nunca abrir arquivos desconhecidos
- Sempre desconfiar dos links que chegam por e-mail, e só clicar quando tiver certeza de que não se trata de um golpe, ou outra coisa do gênero
- Desabilitar a execução automática de programas pela USB, pois muitos vírus se espalham desta forma. Para tanto pode-se utilizar o programa Panda USB Vaccine
Fabiano Pereira
Responsável pelo Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário