Primeiramente, coisas que não se deve fazer:
- Pulverizar a parte de baixo do carro com óleo de mamona: só serve para grudar sujeira;
- Abastecer só com gasolina Premium: só serve para carros com alto desempenho, para os demais basta a gasolina aditivada.
Verificações semanais:
- Nível do óleo do motor
- Água do radiador
- Ar dos pneus
- Água dos lavadores dos vidros
Verificações a cada três meses:
- Alinhamento
- Filtro de ar
Verificações anuais:
- Filtro do ar condicionado
- Fluido de freio
- Palheta dos limpadores de para-brisa
Manutenções ocasionais:
- Balanceamento: se houver trepidação na direção a partir de certa velocidade, é sinal de que é preciso fazer o balanceamento das rodas;
- Bateria: se ao tentar ligar o carro não houver resposta, é porque chegou a hora de trocar a bateria;
- Filtro de combustível: trocar a cada 30.000 quilômetros, ou conforme indicado no manual do veículo;
- Fusíveis: quando algum mecanismo elétrico (como os faróis) não funcionar, pode ser fusível queimado;
- Lâmpadas: verifique regularmente as lâmpadas dos faróis, freio, setas, e marcha à ré;
- Pastilhas e discos de freio: verificar as condições a cada 5 mil quilômetros. As pastilhas normalmente devem ser substituídas a cada 30 mil quilômetros, e os discos a cada 60 mil quilômetros.
Fabiano Pereira
Responsável pelo Blog
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